TOMA POSSE A NOVA DIRETORIA DA FETIASP

Na posse da diretoria da Fetiasp ( Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo, Antonio Vítor, presidente da entidade, defendeu a unidade dos representantes da Federação e dos sindicatos associados na defesa dos direitos dos trabalhadores.

“Não tem sindicato pequeno ou sindicato grande. Não tem mais importante ou menos importante. Não vamos ter diferença entre um e outro. As portas da Federação estarão abertas para todos”, declarou.

Vítor agradeceu a presença de todos e afirmou que respeitará a história de Melquíades de Araújo, ex-presidente da entidade e Artur Bueno, da CNTA Afins (confederação da categoria). Melquíades, representado pelo Marcos Araújo e Artur foram homenageados junto Enildo Iglesias e Ovídio Fernandes. Eles receberam o mapa do Estado de S. Paulo, símbolo da Fetiasp.

Emocionado, Ovídio, que completou 55 anos no sindicalismo, se colocou à disposição dos colegas “para ajudá-los no que for preciso”. Ele ofereceu quatro placas à Federação: a primeira sobre o Dia Internacional da Alimentação; a 2ª sobre a Exposição Agropecuária que instituição a frase Alimentos para o mundo – Carne; a 3ª  com duas moedas cunhadas pela Casa da Moeda: a menor de um centavo e a maior de um real; a 4ª placa com uma célula de um cruzeiro e outra de 500 cruzeiros, retiradas de sua coleção.

Durante a cerimônia foram exibidos vídeos com mensagens de Araújo, hoje prefeito de Jacutinga-MG, e do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, Paulinho, que estava em Brasília negociando a Medida Provisória da contribuição.

Resistir e lutar

A mudança na legislação trabalhista foi o tema mais comentado pelos sindicalistas em seus discursos. “Esta diretoria assume o mandato com a responsabilidade de lutar contra a retirada de direitos”, disse Artur Bueno de Camargo, da CNTA Afins.

“O Vítor assume a presidência da Federação neste momento que é delicado, mas tenho certeza que a classe trabalhadora dará a volta por cima”,  declarou Luiz Antonio Medeiros, fundador da Força Sindical.

Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de SP e da CNTM (confederação da categoria) observou que uma proposta do governo com 12 pontos resultou em mais de 100 alterações no Congresso. “Mas vamos dar a volta por cima, reagir, levantar a cabeça e reconquistar o que perdemos”, destacou.

Já Antonio de Sousa Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de SP, disse que os sindicalistas devem conversar com os parlamentares para aprovar a MP da contribuição.

Também estiveram presentes na posse Enildo Iglesias, secretário-geral da regional latinioamericana da UITA (União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação), o secretário estadual do Trabalho de SP, José Luiz Ribeiro, além dos presidentes das federações dos trabalhadores na alimentação de vários estados e do presidente da Força estadual de São Paulo, Danilo Pereira da Silva.

DIRETORIA EXECUTIVA  - 2017

Antonio Vitor                   - Presidente
Neuza Barbosa de Lima   - Vice-Presidente
Wilson Vidoto Manzon     - Sec. Geral
Paulo H.Viana da Cruz     - Sec. Adjunto
Carlucio G. da Rocha       - Sec. Finanças
Marcos R.da Silva Araujo  - Sec.Educ. e Cult.
Geraldo Gonçalves Pires   - Sec.Rel. Sindicais
José Emilio Contessoto    - Sec.As.Tec./Asses.Serv.
Fanio Luis Gomes            - Sec.Divulg. e Imprensa
Antonio Gonçalves Filho    - Sec. Relações Internacionais