Opinião / Artigos

O JUROS ALTO E A CRISE!

Imprimir PDF

O Brasil atravessa um momento ímpar em sua curta vida. Afinal, são apenas 517 anos pós-descobrimento. Mas nada justifica a atual situação que vivenciamos, de crise econômica, política, institucional e social, que tanto penaliza principalmente aqueles que são maioria absoluta da população: os trabalhadores, justamente a parcela que mais fez, e ainda faz, pelo desenvolvimento da Nação.

E um dos maiores culpados pela atual situação, de incertezas e desemprego, são, sem dúvida, os juros, que o governo insiste em manter nas alturas contrariando, assim, os anseios de todo um povo que, injustamente, não tem o respaldo da parte daqueles por nós escolhidos para nos representar.

PREOCUPAÇÃO COM O DESEMPREGO!

Imprimir PDF

A grande preocupação dos trabalhadores brasileiros, e do movimento sindical como um todo, é com o desemprego, que não para de crescer. E esta preocupação não é infundada. Nosso país registra, hoje, mais de 14 milhões de postos de trabalho formais fechados. E, segundo dados do IBGE, 2,6 milhões deles em apenas um ano do governo Temer. Uma elevação de 23,1% se comparada ao número de desempregados no trimestre imediatamente anterior.

A Força Sindical e as demais centrais, ao lado de milhares de trabalhadores por elas representados, decidiram intensificar a luta por mais empregos e por mudanças nas reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo, promovendo, na 6ª feira, 30, um dia de atos, manifestações e paralisações, em vários Estados do Brasil, como forma de externar todo o nosso descontentamento com a delicada situação pela qual o País – e o povo – atravessa. Precisamos conter esse mal!

O IMPOSTO SINDICAL É PARA FAZER JUSTIÇA SOCIAL

Imprimir PDF

Por que eu tenho que pagar o imposto sindical se eu não uso o sindicato?
Por que existem no Brasil 11.327 sindicatos de trabalhadores?
Isso é meio de vida para viver de imposto sindical?

Faço questão de abrir o texto com essas indagações, que são algumas das principais perguntas que ouvimos no dia a dia quando o assunto é imposto sindical. Mas antes de responder as perguntas, é preciso que você entenda que os sindicatos no Brasil são divididos por categoria profissional e que os mesmos são obrigados por lei a negociar em benefício de toda a categoria que representam independente de filiados ou não ao sindicato.

O RESGATE DO PROTAGONISMO

Imprimir PDF

Cercado de ataques por todos os lados, o movimento sindical brasileiro está provando e comprovando que é mesmo bom de briga.

Mais que isso, as centrais sindicais e as principais federações, como a dos Químicos e Farmacêuticos do Estado de São Paulo, que reúne os sindicatos das duas categorias e é representada por mim e pela combativa Diretoria, têm conseguido, pela via da mobilização das bases e da realização de grandes lutas, resgatar o que parecia perdido nos últimos anos: o protagonismo na cena política e econômica do Brasil.

8º CONGRESSO: DEBATENDO O BRASIL!

Imprimir PDF

A cidade de Praia Grande, na Baixada Santista-SP, será o palco da realização do 8º Congresso Nacional da Força Sindical, que acontecerá entre os dias 12 e 14 próximos e reunirá três mil dirigentes forcistas provenientes de todos os Estados brasileiros, além de delegações de vários países. Será, sem dúvida, um evento de suma importância devido, principalmente, ao momento econômica, política e socialmente crítico pelo qual o País atravessa.

Convivemos com uma taxa de desemprego assustadora, com juros ainda na casa dos dois dígitos, com a falta de investimentos no setor produtivo, com as frequentes ameaças ao conjunto dos trabalhadores da perda de direitos e com a incerteza constante sobre os rumos que o País irá tomar.