Desembargadores destacam importância do papel dos Sindicatos em Encontro Jurídico

Fonte: Assessoria de imprensa do Sintercamp

A importância do papel dos Sindicatos no cenário atual. Esse foi o tema do Encontro Jurídico Estadual da Categoria de Refeições, realizado na última sexta-feira, 2 de fevereiro, na sede do Sintercamp.

O evento foi promovido pela FETERCESP e contou com a presença de representantes do departamento jurídico de dezenas de sindicatos de Refeições do Estado de São Paulo.

O Encontro teve início com uma palestra da Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Dra. Ivani Contini Bramante, que tratou da “Reforma Trabalhista e seus Impactos nas Entidades Sindicais e nos Processos Trabalhistas movidos pelos Sindicatos; Sentenças e Jurisprudências e Termo de Quitação das obrigações trabalhistas”.

Segundo a Desembargadora, é momento de cautela e união. “A Reforma acabou de ser aprovada, ainda não sabemos como os poderes vão se comportar a respeito, mas precisamos ter uma visão positiva. A nova lei reordena os poderes dos Sindicatos. Podemos tirar proveito e usar esse momento para transformação”, defendeu a Dra. Ivani. A palestra foi mediada pelo Dr. Valdir Raspa – Advogado da FETERCESP, especializado em Direito do Trabalho.

Na sequência o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Dr. Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, ministrou uma palestra sobre “Negociações Coletivas – Avaliação dos riscos de uma possível frustração nas Negociações Coletivas; Ações Jurídicas caso as negociações fracassem e contribuições do Sindicato”.

Assim como a Dra. Ivani, o Dr. Giordan destacou a importância do papel dos Sindicatos no cenário atual. “O que já tivemos está se perdendo. Querem derrubar os direitos dos trabalhadores e estão usando a cultura do medo para fazer as pessoas acreditarem em mentiras. Por isso o papel dos sindicatos é mais importante do que nunca nesse momento. É preciso convencer, fazer a categoria entender o valor da solidariedade para a atuação sindical”, afirmou o Desembargador. O mediador da segunda palestra foi o Dr. Raimundo Simão de Melo, Consultor Jurídico e advogado especialista em relações trabalhistas e sindicais, que também deu a sua contribuição ao tema.

No período da tarde os participantes debateram a Reforma Trabalhista, apresentaram sugestões de alterações e melhorias no Texto da Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018 e, por fim, elaboraram um documento para nortear o trabalho das entidades sindicais, principalmente nas negociações deste ano.

“Realizamos esse Encontro para que nossos advogados nos calcem de informações que possam nos preparar melhor para as negociações deste ano.”, registrou o presidente do Sintercamp e tesoureiro da FETERCESP, Paulo Ritz.

“Temos consciência de que as negociações deste ano serão bem mais pesadas. Por isso mais do nunca precisamos nos preparar e, acima de tudo, devemos nos unir para este desafio”, completou o presidente da Federação, Carlos Alberto de Freitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *