Espaço da Cidadania convida para participar de reunião sindical para a inclusão das pessoas com deficiência na Agenda do Trabalho Decente

Fonte: Espaço Cidadania

Espaço da Cidadania convida para participar de encontro de organização e viabilidade de reunião sindical que pautará a inclusão das pessoas com deficiência na agenda do trabalho decente (reunião ampla acontecerá em 29/08/2017).
Antecedentes:

No mês passado a Organização Internacional do Trabalho – OIT realizou uma oficina de trabalho em Genebra com dirigentes sindicais e especialistas em inclusão visando a promoção do trabalho decente para as pessoas com deficiência.

Durante dois dias os participantes compartilharam informações com apoio de um relatório preliminar da pesquisa “A ação sindical: deficiência e trabalho decente – Panorama Mundial” (anexo versão em espanhol) desenvolvido no ano passado com sindicatos em cerca de 50 países, incluindo os afiliados da ICM na região de América Latina e Caribe e de sua própria Oficina Regional.

Os principais objetivos da Conferência foram:

• Promover e criar alianças entre sindicatos a fim de orientar novas ações atingindo assim o trabalho decente para a pessoa com deficiência;

• Difundir o estudo e demonstrar estratégias práticas e as medidas que os sindicatos podem empreender para alcançar a inclusão das pessoas com deficiência e o trabalho decente para todos;

• Sugerir medidas para que a Oficina de Atividades para os Trabalhadores (ACTRAV) e a própria OIT possam adotar para apoiarem o esforço sindical em relação às pessoas com deficiência e o trabalho decente.

Também participaram do encontro o companheiro Nilton Freitas, que atualmente é Representante Regional da Oficina para América Latina e Caribe – ICM, e eu, na condição de dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, filiado à Força Sindical.

Ao seu final, assumimos conjuntamente o compromisso de propor a realização de um encontro em São Paulo, para empoderamento das informações, reflexão, e estabelecimento de prioridades para fortalecer o esforços sindical para a inclusão na perspectiva do trabalho decente. O encontro está previsto para o dia 29 de agosto de 2017, no Dieese em São Paulo.

A reunião preparatória (e de viabilidade) acontecerá no próprio Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, onde discutiremos a importância e os passos possíveis para esta ação coletiva.

• Dia: 21/06/2017
• Horário: 9h00 as 11h30
• Local: Dieese
• Endereço: Rua Aurora, 957 (próximo à Estação República, do Metrô)
Caso possa participar pedimos a gentileza de confirmar presença até dia 14/06 através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *