EUA oficializam tarifa sobre aço e não poupam Brasil

Fonte: Folha de S. Paulo

Numa medida de repercussões globais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta (8) o ato que estabelece tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio importados ao país, um dos maiores compradores mundiais desses insumos.

O Brasil, segundo maior exportador de aço para os EUA, não foi poupado e estará sujeito à sobretaxa –o que deve desequilibrar a indústria siderúrgica nacional, que emprega cerca de 100 mil pessoas.

Insumos de origem brasileira pagam hoje tarifas que vão até 0,9% no caso do aço, dependendo do produto, e de 2% em média no caso do alumínio, segundo o Mdic (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).

Mas Trump deixou aberta a possibilidade de modificar ou remover as tarifas a determinados países, desde que não haja ameaça à segurança nacional dos EUA e à sobrevivência de suas indústrias de aço e alumínio.“Vamos ver quem nos trata com justiça e quem não”, afirmou o presidente.

As sobretaxas passarão a valer em 15 dias. Por ora, apenas os vizinhos México e Canadá foram excluídos da medida, e assim permanecerão, a depender de como forem as renegociações do Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte). Mas as conversas com outros países estão abertas.“Teremos grande flexibilidade e cooperação com aqueles que são realmente nossos amigos, tanto em questões militares quanto no comércio”, afirmou Trump.

A medida tem o potencial de gerar uma guerra comercial global: a União Europeia já ameaçou retaliar produtos americanos, como calças jeans Levi’s, uísque do tipo Bourbon, cranberries e até pasta de amendoim.

Já o Brasil, que não exclui a possibilidade de levar a questão à OMC (Organização Mundial do Comércio), deve continuar a negociar com o governo americano.

O argumento é que o aço brasileiro não concorre com o americano, que compra produtos semiacabados de aço, reprocessados no país.“Tem espaço, sim [para negociar]”, afirmou o embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral. “Temos contato com a bancada do aço no Congresso, com as indústrias americanas. Tem bastante coisa.”

A medida preocupa o governo brasileiro, que avalia que ela pode causar “graves prejuízos às exportações” do país e um “significativo impacto negativo nos fluxos bilaterais de comércio”.

Os EUA são o principal comprador do aço brasileiro. No ano passado, importaram US$ 2,6 bilhões (cerca de R$ 8,5 bilhões) em aço, quase um terço das exportações brasileiras do produto.“É uma alíquota extremamente alta e, com certeza, irá inviabilizar nossas exportações para lá” afirmou na semana passada o presidente do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, à Folha.

A entidade informou que irá recorrer imediatamente ao governo americano, e que considera a medida extrema.O setor também argumenta que o Brasil é o principal comprador de carvão dos EUA –uma indústria igualmente cara a Trump, que prometeu revitalizar o setor e gerar empregos para seus trabalhadores, que votaram em peso no republicano.

O carvão americano é especialmente usado na indústria siderúrgica do Brasil. Se sua produção for afetada pelas sobretaxas, as importações do produto, consequentemente, irão diminuir.“Vai ser um tiro no pé”, afirmou Mello Lopes à Folha.

Trump assinou as tarifas com base numa lei do tempo da Guerra Fria, de 1962, que dá a ele a prerrogativa de estabelecer proteções comerciais com base na segurança nacional. Normalmente, a definição da política comercial cabe ao Congresso.

Um relatório do Departamento de Comércio americano, produzido a pedido da Casa Branca, concluiu que a importação de aço e alumínio reduziu a capacidade siderúrgica nacional e, por isso, ameaça a indústria de defesa dos EUA.

“O aço e o alumínio são a espinha dorsal da nação”, declarou Trump nesta quinta (8).

Mas o mandatário deixou claro que sua preocupação também é com os déficits comerciais do país –uma espécie de obsessão do republicano, aos quais atribui a perda de empregos na indústria –, e reclamou que os EUA não têm sido tratados com justiça por outros países.

Ao lado de Trump, na cerimônia desta quinta, estavam trabalhadores da indústria siderúrgica dos EUA, aos quais ele prometeu o aumento da produção e a geração de empregos.

Há quem duvide da real disposição do republicano em negociar as tarifas. “É jogo de cena. O objetivo, no final das contas, é diminuir o déficit”, afirmou a economista Monica de Bolle, pesquisadora do Peterson Institute, em Washington.

Eleito com a promessa de colocar a “América em primeiro lugar”, o republicano tem intensificado as políticas protecionistas dos EUA. Uma de suas primeiras medidas foi retirar o país da Parceria Transpacífico, considerado o maior acordo comercial da história.

Mais recentemente, ele impôs tarifas sobre máquinas de lavar e painéis solares da China, aumentou o número de investigações por dumping e está renegociando outros acordos comerciais, sempre sob o argumento de proteger o emprego dos americanos.
Consequências

Desde que Trump anunciou as tarifas, na semana passada, países de todo o mundo ameaçaram retaliar os EUA, e até mesmo políticos do Partido Republicano e indústrias americanas tentaram dobrar o presidente.

Os EUA não produzem aço e alumínio suficientes para dar conta da demanda interna. Os setores de construção, metalurgia, automotivo e petrolífero reclamaram efusivamente da medida, e devem ver os custos de produção aumentar.

Há a expectativa de que preços subam, outros setores econômicos sejam retaliados e haja a perda de quase 180 mil vagas de trabalho pelo país, segundo estudo da consultoria The Trade Partnership. Mas Trump não quis voltar atrás.

A imposição de tarifas enfrentava oposição dentro da própria Casa Branca. Nesta semana, o presidente perdeu um de seus principais assessores econômicos, Gary Cohn, ex-executivo do banco Goldman Sachs.

Ele anunciou sua saída poucos dias depois da decisão sobre as taxas, às quais era contrário.“Ele é um globalista, mas eu ainda gosto dele”, brincou Trump nesta quinta (8).

Tarifas passarão a valer em 15 dias; apenas vizinhos México e Canadá foram excluídos da medida