Novembro Azul: Câncer de próstata mata, a prevenção salva!

O que é o Novembro Azul?

A campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar hábitos de vida saudável e esclarecimentos sobre o diagnóstico e rastreamento do câncer de próstata.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. É a próstata que produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é considerado o câncer da terceira idade, pois é mais comum em homens acima dos 50 anos.No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Na sua fase inicial não apresenta sintomas e na fase avançada pode se espalhar para outros órgãos causando a morte. No ano passado foram mais de 61 mil novos casos só no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Se detectado no início as chances de cura chegam a 95%

Fatores que podem aumentar o risco de ter câncer de mama

  • Idade: O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • História de câncer na família:  Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
  • Sobrepeso e obesidade:  Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Prevenção

Não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar esportes,  manter o peso adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a diminuir o risco de câncer.

Sintomas

Na fase inicial o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, geralmente são:

  • Dificuldade de urinar,
  • Demora em começar e terminar a urinar
  • Sangue na urina
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais durante o dia ou à noite

Na presença desses sinais é recomendado a realização de exames para investigar se há câncer de próstata

Quais exames são utilizados para investigar o câncer de próstata?

  • Exame de toque retal: O médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
  • Exame de PSA : É um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Homens sem sintomas precisam fazer exames para o câncer de próstata?

O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde, não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata. Porém, converse com seu médico para avaliar os riscos e os benefícios que envolvem a realização desses exames de rotina para decidir se deseja ou não realizá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *