Outubro Rosa: Câncer de mama mata, prevenção salva! Faça o autoexame! Procure o posto de saúde mais próximo

O que é Outubro Rosa?

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização e informação de todos sobre a importância da detecção precoce do Câncer da Mama.

Câncer de mama

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer. E também é segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, apesar de suas chances de cura chegar a 95% quando detectada no início.

Prevenção

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer ( INCA).

Sintomas

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

• Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída de líquido anormal das mamas

Detecção Precoce

A mulher deve fazer o autoexame das mamas no banho, nos intervalos da troca de roupa ou deitada, na semana seguinte ao término da menstruação. Quem não menstrua deve escolher um dia para fazer o autoexame todo mês.

A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia. A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença.

Se sentir caroço ou perceber alguma alteração na mama, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.