Sinthoresp completa 85 anos de lutas e conquistas

Fonte: Agência Sindical

O Sinthoresp, Sindicato que representa os profissionais que atuam em hotéis, restaurantes, bares e outras empresas do ramo de turismo e hospitalidade em São Paulo e região, completou 85 anos de atividades dia 10 de julho.

A entidade, hoje a maior do segmento na América Latina, nasceu num Brasil cuja economia estava ainda em formação. O Brasil de então era governado por Getúlio Vargas, que criou o Ministério do Trabalho, abrigando ainda as áreas de indústria e comércio.

O presidente fazia um governo nacionalista e de apoio à classe trabalhadora. Mas enfrentava fortes resistências e a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), por exemplo, só veio a ser aprovada e sancionada em 1943 – pois a elite era contra a legislação trabalhista.

Instabilidade – O presidente do Sinthoresp, Francisco Calasans Lacerda, lembra que a passagem dos 85 anos do Sindicato ocorre em uma conjuntura de forte recessão e grave crise política. Ele diz: “Enfrentamos a insegurança jurídica trazida pela nova lei trabalhista e por decisões do Supremo Tribunal Federal”.

Apesar disso, Calasans é otimista: “Tenho certeza que nossa entidade de classe sairá deste momento turbulento ainda mais forte. Temos uma diretoria aguerrida e nossa categoria tem consciência classista”.

Depoimentos – Ao longo desta semana, os veículos de comunicação do Sinthoresp publicarão várias matérias sobre os 85 anos, abordando aspectos da história do Sindicato. Sempre com ênfase nas lutas e conquistas para categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *