Aeroviários recebem contraproposta: reajuste da inflação mais 0,5% de aumento real

Fonte: Assessoria de imprensa da Força Sindical

Leia entrevista de Reginaldo Alves de Souza, Mandu, presidente do Sindicato dos Aeroviários e da Federação da categoria

Força Sindical – Além do Sindicato dos Aeroviários de São Paulo, o senhor também é presidente da FNTTA (Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos). Quantos sindicatos da categoria são filiados à Força? Quantos trabalhadores representam? Todos estão nesta negociação salarial?

(Reginaldo Alves de Souza Mandu) – Além dos aeroviários de São Paulo, a FNTTA representa os aeroviários do município do Rio de Janeiro (Simarj), Campinas, Jundiaí, Sorocaba e Região (Sindaerocamp), Minas Gerais (SAM), Região Amazônica (Sindamazon), Ceará e Alagoas. No total, a FNTTA, representa cerca de 80 mil aeroviários, todos inseridos na campanha salarial, ressaltando que neste ano é conjunta entre a FNTTA (Força Sindical) e Fentac (CUT).

Força – Qual é a pauta de reivindicação da categoria deste ano? Reajuste? Aumento real? Não aplicação da nova lei trabalhista?

Mandu – A reivindicação é: reajuste baseado em 100% do INPC (compreendido entre o período de 30 de novembro de 2016 e 30 de novembro de 2017), acrescido de 3% de aumento real, extensivo ao pisos e às demais cláusulas de impacto econômico. Também pleiteamos a manutenção das atuais cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor, e pela não inclusão de qualquer dispositivo proveniente da reforma trabalhista.

Força – Como estão as negociações?

Mandu – A rodada de negociação ocorrida no dia 21.11.2017 apresentou avanços, com o SNEA (sindicato dos empregadores) trazendo uma nova proposta de reajuste equivalente a 100% do INPC de novembro (a ser apurado no início de dezembro), acrescido de aumento real de 0,5% (meio por cento). Outro avanço diz respeito à manutenção das cláusulas sociais da atual CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) por mais doze meses.

Força – A inflação baixa beneficia os trabalhadores, não é?

Mandu – A inflação medida pelo INPC, em 2017, é uma das mais baixas dos últimos anos. Apesar de a inflação em queda gerar um “número baixo” para reajustar os salários da categoria, a queda geral nos índices de preços é algo bastante benéfico para o trabalhador e para toda a sociedade, já que este quadro reflete a desaceleração no ritmo de aumento dos preços de diversos itens básicos do consumo das famílias. A inflação em patamares mais baixos, como a observada em 2017, impede que o poder de compra dos salários sofra uma desvalorização ainda maior ao longo do ano.

Força – Qual o próximo passo?

Mandu – Diante deste quadro, realizaremos assembleias itinerantes nas portas das empresas, expondo a proposta patronal para que seja debatida e votada pelos aeroviários a fim de que possamos dar uma resposta ao patronato na próxima rodada de negociação.