Cubatão:Terceirizados da Usiminas conquistam reajuste de 9,85%
FONTE: Sintracomos
Os quase 1 mil operários terceirizados de montagem, manutenção, operacionais e administrativos em atividade na Usiminas de Cubatão aprovaram o acordo coletivo de trabalho para a data-base de agosto.
Em assembleia na subsede do sindicato dos trabalhadores na construção civil (Sintracomos), na noite de terça-feira (24), eles concordaram com o reajuste de 9,85% nos salários e benefícios.
O acordo mantém as cláusulas econômicas e sociais do acordo em vigência desde agosto de 2020, entre elas o plano de saúde, seguro de vida e folga na terça-feira de carnaval.
Insistência e perseverança
Estão também garantidas as horas extras de 100% nos domingos e feriados. E de 70% de segunda-feira a sábado, percentual aplicado na citada data de folga carnavalesca, caso tenham que trabalhar.
O acordo beneficia os 800 empregados da empreiteira Ormec, 150 da Usiminas Mecânica e 15 da Britos. Segundo o presidente do sindicato, Ramilson Manoel Elói, “foi uma campanha salarial muito difícil”.
O sindicalista explica que, de início, as empresas não queriam reajustar salários nem benefícios. “Foi preciso muita insistência do sindicato para chegar a esse resultado”.
A força do Sintracomos
Ele pondera que foi um dos melhores acordos de trabalho da baixada santista e litoral, do estado de São Paulo e do Brasil num momento de grande crise econômica e social.
Para Ramilson, o Sintracomos mais uma vez mostrou sua força no sindicalismo da região, promovendo um acordo histórico, de quase 10% nos salários e benefícios.
“Sem greve, sem colocar os trabalhadores em aventuras, conseguimos sensibilizar as empresas, que acabaram valorizando os trabalhadores e reconhecendo seu potencial”, finaliza o sindicalista.