Federação apresenta estudo de produtividade para o segmento de Refeições Escolares
Na última quarta-feira, 25 de outubro, a FETERCESP esteve novamente na sede Secretaria Estadual de Educação, na presença do Coordenador de Infraestrutura e Serviços Escolares, Fabrício Moura Moreira e de sua equipe, para apresentar o estudo de produtividade no segmento de Refeições Escolares.
A finalidade deste estudo é readequar o número de profissionais presentes nas escolas públicas do Estado de São Paulo, para garantir a qualidade do serviço de Refeições Escolares, atendendo aos parâmetros do Plano Nacional de Educação (PNE) e ao Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mas principalmente para garantir melhores condições de trabalho e respeito aos direitos dos trabalhadores da Categoria.
“Sabemos que hoje o número de cozinheiras nas escolas é bem reduzido e isso faz com que as nossas trabalhadoras tenham uma carga de trabalho excessiva, sendo expostas não só à exaustão física, mas principalmente a riscos de acidentes de trabalho”, destacou o presidente da FETERCESP, Paulo Ritz.
“Com esse estudo conseguimos quantificar de forma mais justa o número de profissionais por escola, proporcionalmente a quantidade de refeições servidas. O principal objetivo é valorizar essa Categoria que é tão importante para os nossos estudantes e para toda a sociedade”, completa Ritz.
A parceria entre a Federação, os Sindicatos de Refeições Coletivas e o Sindimerenda com a Secretaria de Educação vem rendendo bons frutos, como a recente inclusão da obrigatoriedade do cumprimento da CCT no termo de referência das licitações de Refeições Escolares do Estado.
Laboral, patronal e governo do Estado trabalham agora para estabelecer um Caderno Técnico para o segmento, a fim de padronizar a Categoria em nível estadual, estabelecendo normas e padrões com a mesma finalidade: a melhoria do serviço prestado e a garantia de melhores condições para os trabalhadores do segmento.
Assessoria de Imprensa da FETERCESP