Frentistas de todo o país elegem o novo secretário do setor de combustíveis da Força Sindical
Fonte: Assessoria de Imprensa Fenepospetro
O encontro de dois dias dos dirigentes dos frentistas, em Brasília, serviu para fortalecer os laços da categoria com a segunda maior central do país.
Durante o evento, quatro sindicatos se filiaram à Força Sindical e a categoria ganhou fôlego para desenvolver projetos na secretaria do setor de combustíveis.
Os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência de todo o país começaram a escrever, ontem (1º), um novo capítulo na história de luta do movimento sindical, ao formalizar a união e as ações que serão desenvolvidas pela categoria para avançar nas conquistas. A renovação foi colocada em prática com a filiação de quatro sindicatos da categoria à Força Sindical e com a eleição do novo secretário do setor de combustíveis da central.
No último dia do encontro dos dirigentes dos frentistas, na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, a categoria aprovou, por unanimidade, a indicação de Antônio Marcos dos Santos, presidente do Sindicato dos Frentistas de São José do Rio Preto (SP) para coordenar a secretaria do setor de combustíveis da Força Sindical. A pasta criada em 2013 no Congresso da categoria, em Pernambuco, é composta por diretores dos Sindicatos dos Frentistas de vários estados.
Além de incrementar os debates sobre a conjuntura nacional e o setor de combustíveis, o encontro serviu para aproximar ainda mais a categoria da segunda maior central do país. A maioria dos Sindicatos dos Frentistas em todos país, além das Federações Nacional e do estado de São Paulo, é filiada à Força Sindical.
Mais quatro sindicatos da categoria se filiaram à central, nesta quinta-feira (1º). Os sindicatos de Franca, São José do Rio Preto e Jundiaí, em São Paulo, berço do movimento sindical, assinaram a carta de filiação com a central. O Sindicato dos Frentistas de Sergipe, que já foi filiado à central, retornou à entidade.
O secretário de relações sindicais da Força Sindical, Geraldino da Silva, disse que vai trabalhar para ajudar as entidades a avançar nas ações. Ele frisou a importância do ato para nova ordem sindical, que começou a ser implantada na categoria, a partir do encontro dos dirigentes dos frentistas, em Brasília. Geraldino destacou a relevância da criação do secretariado de cada setor na central. O dirigente da Força ressaltou também a importância da filiação de novos sindicatos dos frentistas à central.
SETOR DE COMBUSTÍVEIS
A secretaria de combustíveis foi criada com o objetivo de organizar, elaborar a pauta e debater amplamente o setor, que apresenta problemas pontuais. Segundo Geraldino, o secretário poderá encaminhar à central questões políticas e econômicas que atingem diretamente a categoria. Ele destacou, também, que a secretaria faz parte do órgão integrante da central, independente do processo eleitoral. “ Para atendermos a todos os sindicatos com qualidade é preciso ter um órgão específico dando suporte à categoria”.
FEDERAÇÃO
Ao encerrar o evento, o presidente da Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO), Eusébio Pinto Neto, destacou que a secretaria do setor de combustíveis poderá atuar em diversas áreas desenvolvendo projetos para a categoria. Ele disse que o objetivo é dar a oportunidade para os dirigentes apresentarem suas propostas. “Todos têm a oportunidade de criticar, mas também de contribuir e colocar suas propostas. O encontro mostrou que estamos preparados para enfrentar os desafios e vencer novas batalhas”, concluiu.