“Marchamos pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”.
Nessa quarta-feira dia 16 de agosto, Brasília amanheceu toda florida com mais uma edição da Marcha das Margaridas, onde reuniu mais de 100 mil mulheres e teve como tema este ano
“Marchamos pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”.
A presidente do Sindbrinq, Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres da FS e 1ª Secretaria da FEQUIMFAR, Maria Auxiliadora dos Santos esteve presente juntamente com a liderança do Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais.
O nome da marcha é uma homenagem a Margarida Maria Alves, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na
Paraíba. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983.
Desde então, a liderança se tornou simbolo da resistência de milhares de mulheres que buscam justiça e dignidade. Latifundiários da região são suspeitos do homicídio. Mas, até hoje, o crime segue sem solução e os mandantes não foram condenados.
A Marcha se consolida como a maior mobilização protagonizada por mulheres de todas as idades, vindas do campo, das florestas, das águas, das encostas, das periferias e das cidades do nosso imenso Brasil.