Mulheres da Força Sindical se organizam para fortalecer luta por direitos

Durante o encontro realizado na sede da Força Sindical e participação virtual de diversas lideranças, as mulheres debateram a participação na Marcha das Margaridas e a vitória com a sanção da Lei de Igualdade Salarial entre homens e mulheres

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e Gênero da Força Sindical, liderada por Maria Auxiliadora dos Santos, promoveu, nesta quarta-feira (12), uma reunião híbrida (com participação presencial e virtual) com lideranças sindicais.
Na pauta do encontro, aprovação de Lei 14.611 (Igualdade Salarial entre mulheres e homens) e a organização para Marcha das Margaridas que será realizada nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília.
Auxiliadora compartilhou sua alegria com a aprovação da Lei de Igualdade. “Vencemos uma batalha com a aprovação desta lei que fará justiça por algo que lutamos há muitos anos”, destacou.
A sindicalista lembra que desde o início as sindicalistas acompanharam e participaram ativamente dos debates do PL da Igualdade. “Agora temos que cobrar das empresas a aplicação da lei e também fortalecer o Ministério do Trabalho para que a fiscalização aconteça no local de trabalho”, afirma.
Geraldino dos Santos Silva, secretário de Relações Sindicais da Força Sindical, destacou a participação de Maria Auxiliadora durante a solenidade em que o presidente Lula sancionou a Lei. “Auxiliadora, você entrou para a história representando as mulheres num momento único vivido em nosso País ao conquistarmos a igualdade salarial entre homens e mulheres”.
O sindicalistas ressaltou que agora cabe também ao movimento sindical que essa lei não caia no esquecimento. “Devemos fiscalizar e cobrar dos órgãos públicos para que a lei seja cumprida. É absurdo ainda hoje mulheres e homens exercendo a mesma função tendo salário diferente”, finalizou Geraldino.
Ruth Coelho Monteiro, secretária Nacional de Direitos Humanos, destaca que a aprovação da Lei da Igualdade salarial entre homens e mulheres só reforça a importância da democracia em nosso País, com a eleição do presidente Lula e a relevância do movimento sindical na luta por direitos. “Essa conquista só foi possível graças a vitória nas eleições ano passado e a persistência da classe trabalhadora, especialmente, as lideranças mulheres dentro do movimento sindical”.
Monica Veloso, vice-presidente da CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e da IndustriALL Brasil, defendeu a luta por espaços permanentes de interlocução e diálogo com o governo no que diz respeito às pautas de interesse das mulheres. “Não adianta apenas eleger o presidente Lula agora devemos estabelecer uma forte articulação com o governo para conquistarmos nosso protagonismo e fazer com que nossas reivindicações sejam atendidas”.

Servidores Públicos SP na Força Sindical
O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Sispesp), presidido por Kátia Rodrigues, é um dos mais novos filiados à Força Sindical e, nesta reunião, Maria Auxiliadora aproveitou para dar as boas vindas ao Sindicato e sua presidenta. “Temos a honra de receber uma Entidade protagonista na luta pelos direitos dos servidores públicos em nossos quadros e a Katita, uma referência na liderança do movimento sindical, vestindo a camisa da Força é uma conquista enorme”.
Kátia se disse honrada com a missão de presidir o Sispesp, um Sindicato com 35 anos de existência. “Ser a primeira Mulher o comando de um Sindicato tão importante demonstra que com perseverança e dedicação podemos fazer a diferença e chegar a ocupar os espaços de decisão”, ela diz e completa dizendo da felicidade de o Sindicato estar chegando na Força Sindical neste momento em que assume a direção. “A Força Sindical vem acolhendo nossa categoria e dando todo apoio para fortalecer nossa luta.”