Pela primeira vez, Sintraport tem chapa única com mulher

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sintraport

Eleição em Santos Pela primeira vez, Sintraport tem chapa única e com mulher. Apuração está marcada para noite de sexta-feira, com participação de diversos sindicatos da cidade

O sindicato dos operários portuários de Santos e região (Sintraport) tem 2.150 associados aptos a votar na reeleição de seu presidente, Claudiomiro Machado ‘Miro’, nesta quarta, quinta e sexta-feira (12, 13 e 14), das 8 às 18 horas.

A apuração dos votos será na noite de sexta-feira (14), com participação de vários dos 43 sindicatos filiados à central Força Sindical (FS), na sede do Sintraport, na Rua General Câmara, 258, Centro. A posse será em janeiro de 2018.

Segundo Miro, esta é a primeira vez, desde sua fundação, em 14 de março de 1931, que o sindicato terá chapa única: “Isso demonstra a confiança dos associados no trabalho dos últimos três anos”. O Sintraport representa 4 mil trabalhadores.

Dos aptos ao voto, 500 são aposentados e o quórum necessário para validar o pleito em primeiro turno é de 1.076 associados. Esta é a primeira vez, também, que a diretoria terá uma mulher, Thalita Santos do Nascimento, amarradora de navios da Codesp.

Mulher e ‘lgbt’

Miro explica que a categoria tem 30 mulheres na atracação, e diz que na próxima chapa, daqui a três anos, pretende ter um representante ‘lgbt’, sigla de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.

“O movimento sindical está se modernizando na organização e a diversidade de gêneros é uma das vertentes dessa modernização”, diz o sindicalista, lembrando que os sindicatos portuários sempre foram predominantemente masculinos.

Miro

Aos 42 anos de idade, o sindicalista vai para sua primeira reeleição. Miro foi eleito presidente em 17 de outubro de 2014 e empossado em janeiro de 2015. Naquele pleito, sua chapa venceu a de oposição por 1.060 votos contra 228.

Ele ingressou na força supletiva em 1993. Quatro anos depois, conseguiu cadastro no órgão gestor de mão-de-obra (ogmo), com registro em 1999. Foi eleito suplente da diretoria executiva do sindicato em 2002 e foi crescendo na diretoria ao longo dos anos.

Central

O dirigente foi eleito secretário de portos da central em seu oitavo congresso, em junho, na Praia Grande. Após a eleição, ele articulará as atividades da FS no setor. O congresso elegeu o vice de Miro, Robson Gama dos Santos, coordenador adjunto da central na região.

Executiva

A executiva da chapa é composta ainda pelo vice-presidente Robson Gama dos Santos. O secretário-geral, Anderson Santos Pinto ‘Ronaldinho’. E o primeiro-secretário, Wagner Honorato da Silva ‘Guinho’. Os três da capatazia.

Albino Calixto de Souza, aposentado da Codesp, é o primeiro tesoureiro.

Nilson Franco, também da Portofer, diretor jurídico. E Odair Pereira de Souza, da capatazia, diretor beneficente.

Cláudio da Cunha, da capatazia, é o segundo-secretário. E Cláudio Pacheco de Oliveira, aposentado do Ogmo, o segundo-tesoureiro. O diretor de patrimônio é Gilvan Xavier. E o diretor de aposentados, Robson de Lima Apolinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda? clique aqui
Olá... tudo bem?
Como podemos te ajudar?