Sindicalistas se reúnem, em Osasco, com Secretário do MTE
O Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Marcos Perioto, esteve em Osasco, nesta sexta-feira a convite do Cissor – Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região.
O presidente da Força Sindical São Paulo, Danilo Pereira da Silva, fez a abertura do encontro que teve como objetivo passar informações sobre as novas regras para o registro sindical.
Danilo ressalta a importância destes encontros até que as lideranças tenham familiaridade com o novo sistema de atualização sindical.
“As entidades sindicais precisam estar alertas e fazer o quanto antes as atualizações necessárias para não correrem o risco de perder o registro sindical”, alerta Danilo.
Marcos Perioto ressalta que os sindicatos que não efetuarem a atualização poderão ter os registros sindicais suspensos e cancelados.
De acordo com ele, se o sindicato notificado for uma entidade representativa de setor privado e que faz negociação coletiva “não poderá registrar acordos e convenções coletivas no ministério”.
“Isso abre a possibilidade de outro sindicato vir a ser instalado junto à categoria profissional na mesma base territorial”, acrescenta Perioto.
Cadastro
De acordo com Perioto, a preocupação é com o cadastro.
“Ele tem que ser fidedigno, e presentar exatamente o que é a estrutura sindical brasileira. Nós consideramos que o cadastro, da forma que ele está organizado hoje, tem lacunas que precisam ser preenchidas, dentre as informações sobre as eleições sindicais.”
Agendas Legislativa e Judiciária
Danilo ressalta que também falou sobre as Agendas Legislativa e Judiciária. O dirigente falou da importância de acompanhar de perto o debate no Congresso Nacional e no Judiciário sobre as pautas de interesse dos trabalhadores.
“O movimento sindical precisa fazer a sua parte nesse momento importante para que nossa reivindicações sejam alcançadas”.
O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região Everaldo dos Santos como Coordenador-Geral da Força Sindical nos municípios da região direcionou os debates e lembrou que:
“fortalecer a unidade é fundamental para ampliar as conquistas dos trabalhadores.”