Sindicalizar-se para fortalecer a luta!

São em momentos difíceis, como este pelo qual atravessamos, de crise econômica, desemprego, e com reformas nas legislações trabalhista e previdenciária que, se aprovadas como estão, vão penalizar enormemente os trabalhadores, que a atuação do movimento sindical torna-se muito mais destacada.

São os sindicatos que organizam e mobilizam os trabalhadores, formulam propostas, realizam greves, negociam reajustes, a ampliação de direitos, locais de trabalho saudáveis e fecham bons acordos. São eles que trazem benefícios como assessoria jurídica, descontos em convênios médicos, clubes de campo e colônias de férias para o lazer dos trabalhadores e seus familiares, entre outros.

Foi a atuação persistente do movimento sindical, ao longo da história, a responsável pela obtenção de benefícios da proteção do trabalho no País. Influenciada pela luta sindical, a Constituição de 1988 criou vários benefícios trabalhistas, além de consagrar outros já existentes na CLT, como o 13º salário, férias, abono das férias (1/3), FGTS, licença-paternidade de 5 dias e aumento do adicional na rescisão sem justa causa de 10% para 40%. Além disto, podemos destacar como motivos claros para que o trabalhador associe-se a seu sindicato a união e a segurança oferecidas, além de sua participação efetiva na conquista de benefícios.

Voltando ao momento difícil que vivenciamos, faz-se necessária a intensificação da nossa luta para que consigamos reverter o atual cenário conturbado e recolocar o País nos trilhos do crescimento econômico. Mas, para isto, sindicatos e trabalhadores têm de estar afinados e unidos na busca dos mesmos ideais.

Uma andorinha apenas não faz verão. Trabalhador isolado e desorganizado é fraco para salvaguardar seus interesses, tornando-se presa fácil para os maus patrões. Unidos, somos fortes para fazer valer nossos direitos e ampliarmos nossas conquistas.

Não se isole! Trabalhador consciente participa das lutas da categoria! Se você ainda não é sindicalizado, associe-se! Venha fortalecer a nossa luta!

Paulo Pereira da Silva – Paulinho
Presidente da Força Sindical e deputado federal

2 comentários em “Sindicalizar-se para fortalecer a luta!

  • 3 de dezembro de 2017 em 14:12
    Permalink

    quero me associar e não tenho tempo de ir ate o sindicato,posso me associar online?

    Resposta
    • 4 de dezembro de 2017 em 15:55
      Permalink

      Boa tarde, Arilton.
      Não. Você deve procurar o sindicato que represente sua categoria e manifestar o seu interesse em se tornar sócio.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda? clique aqui
Olá... tudo bem?
Como podemos te ajudar?