Sindicato da estiva de Santos proporá evento à câmara municipal
Fonte: Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão
Baseado em atividade da Câmara Municipal de Paranaguá (PR) programada para esta sexta-feira (13), o diretor beneficente e de imprensa do sindicato dos estivadores de Santos, Sandro Olímpio da Silva ‘Cabeça’, proporá evento semelhante aos vereadores santistas.
No legislativo da cidade paranaense, o sindicalista participará do primeiro encontro nacional de assuntos portuários relacionados aos trabalhadores avulsos do Brasil, promovido pela Força Fundação Trabalhista do Paraná (Fotrapar).
A iniciativa é do estivador aposentado e vereador Adilson Soares Zela ‘Tucano’ (PPL) e coordenada pelo professor Walter César, da Fotropar. Já na semana que vem, Sandro ‘Cabeça’ procurará o legislativo santista para relatar a experiência e ver se interessa aos vereadores.
“É um evento da maior importância, que deve ser reproduzido em todas as cidades portuárias”, defende o secretário-geral do sindicato, Josué Sampaio ‘China’.
Sandro e China lamentam que os presidentes das federações dos estivadores (FNE), portuários (FNP) e conferentes, consertadores, vigias, trabalhadores de bloco, arrumadores e amarradores (Fenccovib) estejam boicotando a iniciativa paranaense.
Seus presidentes, Wilton Barreto, Eduardo Guterra e Mário Teixeira enviaram ofício ao presidente da câmara de Paranaguá, Marcus Antônio Elias Roque (Pode), alegando desconhecer a liderança portuária do vereador Adilson ‘Tucano’ e da Fotropar.
“Só mesmo quem está longe das bases pode proclamar uma aleivosia como essa”, diz Sandro. “Tanto é liderança na estiva que foi eleito vereador. A postura dos presidentes das federações é de quem não trabalha pelas bases e não deixa trabalhar quem se preocupa com os portuários”, completa China.
A demissão de portuários pelo governo estadual do Paraná é um dos temas da pauta do evento.